Principais índices de ações na nossa bolsa de valores

Muitas pessoas têm muitas dúvidas quanto ao investimento em ações nas bolsas de valores, e realmente é muito complexo de se entender todo o processo de valorização e desvalorização de ações. No entanto é possível tentar entender melhor sobre o assunto.

Antes de começar a investir, é necessário saber algumas coisas importantes em relação ao assunto. Como o que é um índice? Índice seria um pacote de ações, um mix de papéis ponderados por um peso a partir de um dado critério de seleção. Portanto, quando você escutar aqueles nomes tão falados quando o assunto é Bolsa de Valores, como Nasdaq ou Bovespa, saiba que esses são nomes de bolsas de valores no quais através delas são medidas os índices. O Índice Bovespa (Ibovespa) é o mais importante indicador do desempenho médio das cotações do mercado de ações brasileiro.

Sua relevância advém do fato do Ibovespa retratar o comportamento dos principais papéis negociados na Bovespa. As ações integrantes da carteira teórica do Índice Bovespa respondem por mais de 80% do número de negócios e do volume financeiro verificados no mercado a vista (lote-padrão) da BOVESPA.

O índice manteve a integridade de sua série histórica e não sofreu modificações metodológicas desde sua implementação em 1968. Ele representa o valor atual, em moeda corrente, de uma carteira teórica de ações constituída em 2/1/1968 (valor-base: 100 pontos), a partir de uma aplicação hipotética.

O IBrX-50 é um índice que mede o retorno total de uma carteira teórica composta por 50 ações selecionadas entre as mais negociadas na

Bovespa em termos de liquidez, ponderadas na carteira pelo valor de mercado das ações disponíveis à negociação. Ele foi desenhado para ser um referencial para os investidores e administradores de carteira, e também para possibilitar o lançamento de derivativos (futuros, opções sobre futuro e opções sobre índice).

O IBrX-50 tem as mesmas características do IBrX – Índice Brasil, que é composto por cem ações, mas apresenta a vantagem operacional de ser mais facilmente reproduzido pelo mercado. O IBrX é um índice que mede o retorno total de uma carteira teórica composta por 100 ações selecionadas entre as mais negociadas na Bovespa em termos de liquidez.

O IGC - Índice de Ações com Governança Corporativa diferenciada tem

por objetivo medir o desempenho de uma carteira teórica composta por ações de empresas que apresentem bons níveis de governança corporativa.

Tais empresas devem ser negociadas no Novo Mercado ou estar classificadas nos Níveis 1 ou 2 da Bovespa . A ponderação é feita pelo valor de mercado das ações em circulação (free-float) das respectivas empresas e há peso diferenciado para as empresas do Novo Mercado (peso 2), Nível 2 (peso 1,5) e Nível 1 (peso 1).

Quando o assunto é investir na bolsa tem de se analisar previamente tudo o que acontece para não ter prejuízos futuramente. Agora você tem pelo menos uma base de quais são os principais índices de medição de valores do Brasil.