Dicas para se preparar para o Enem 2012

Esta se aproximando a época em que os estudantes de ensino médio e de cursinhos pré-vestibular já estão se preparando de uma forma mais acentuada para as mais variadas provas que podem ser encontradas, sendo que elas tanto de vestibulares como também o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que é uma das formas que as pessoas tem para entrar em uma boa universidade e ter acesso a um ensino superior de qualidade.

A prova do Enem é muito especifica e exige muito mais de cada aluno, por conta de que muitas das vezes ela pode ser considerada cansativa, pela grande quantidade de textos que ela possui, onde em sua maioria ela é realizada por interpretação de texto. Então leia com muita freqüência, por conta de que muitas vezes pode te ajudar ter um melhor compreender o texto e fazer com que o seu vocabulário fique muito mais amplo, fazendo com que a facilidade de redigir um texto para a redação.

Procure estudar com provas anteriores que podem ser encontradas na internet, para que já se acostume com o estilo de prova e que também possa ter mais possibilidade de se prepara para o tipo de abordagem das questões. Mas lembre-se que não adianta com que você decore a prova, por conta de que não será completamente igual as anteriores, apenas vai seguir as características mais fortes e marcantes.

Sempre treine sua habilidade em redação, onde o mais indicado é que você faça no mínimo duas por semana, por conta de que na hora de pontuação a redação vale muito, sendo quase que cinqüenta por cento da prova, e leve a mesma para um professor corrigir e te mostra onde pode melhorar e o que deve ser mudado. Manter o seu ritmo de estudo é sempre muito importante, por conta de que não pode parar de estudar quando for chegando mais próximo do vestibular, sem contar que se manter organizado é muito importante, e de véspera não se sobrecarregue de estudo que não tem muita função.

E por fim mantenha sempre um plano de estudo, onde procure por matérias mais abrangente na prova, sendo que não ficar em uma única matéria especifica é muito importante. Em conteúdos que você possui mais dificuldade procure por um plano de estudo de emergência, assim o conteúdo estará mais fresco na sua cabeça no dia da prova.