Medicamento sempre é algo que esta em nosso orçamento, por conta de que muitas vezes nos podemos encontrar algumas situações que eles são necessários, porem que podem fazer com que a gente tenha mais possibilidade de sempre ter um gasto a mais. porem para este ano de dois mil e doze a CMED (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos) autorizou um reajuste de até 5,85% em medicamentos, que deve ser colocado em vigor a partir do dia trinta e um de março.
Desta forma a CMED é forma por representantes do Ministério da Saúde, da Justiça, Fazenda e da Casa Civil, sendo que a aliteração desses medicamentos são validas por apenas um ano, sendo que em março do ano que vem, ou seja, 2013 pode haver novos aumentos, não esquecendo que será estipulado uma multa se por acaso o reajuste for maior do que o teto estipulado.
Segundo os dados estimados por eles cerca de 12.499 medicamentos podem vir a sofre o reajuste de 5,85%, outros 1.183 podem vir com um reajuste de 2.80% e 8.840 tiveram um reajuste negativo de -0,25%, e não terão os seus preços elevados. Para que saiba os medicamentos de nível, ou seja, que tem um maior reajuste podem ser bons exemplo amoxilina e omeprazol, já os de nível 2 vem lidocaina e risperidona e por fim os de nível três que é ritalina, stelara e o antirretroviral Kaleta. Esta decisão levou em consideração três tipos diferentes de medicamentos, sendo que ele que tem mais ou menos participações de genéricos, por conta de que o reajuste vem na lógica de que essas categorias com mais genéricos, a concorrência é maior assim tendo que haver uma reajuste maior ainda.
Sendo que é por conta de que as empresas que não possuem uma boa quantidade de genéricos devem reduzir os seus medicamentos em vinte e cinco por cento, sendo que é a primeira vez desde o ano de dois mil e três que essa categoria tem um reajuste negativo. Desta forma os custos podem aumentara cada vez mais para quem ainda tem que tomar medicamentos diariamente, e para que tenha uma noção eu separei o link de cada lista com os seus respectivos aumentos e medicamentos para a sua consulta.
Reajuste de 5,85%
Reajuste de 2.80%
Reajuste de -0,25%