Dia internacional da mulher



As mulheres, a cada dia que passa conquistam o seu espaço, afinal antigamente elas se contentavam em cuidar da casa e do marido, porém hoje a realidade é muito diferente.
Atualmente, as mulheres são igualadas aos homens, tanto que até em nosso texto constitucional é previsto que “homens e mulheres são iguais perante a lei”. Isso acontece porque as mulheres fazem de tudo, cuidam da casa, dos filhos e ainda saem de casa para trabalhar e garantir seu sustento.
Não existe atualmente um trabalho específico para homens, já que as mulheres fazem todo tipo de serviço, desde empregada doméstica a serviços de pedreiro. Isso é tão normal que até na novela “Fina Estampa”, exibida no horário nobre da rede Globo, tem mostrado mulheres que estão fazendo serviço que antigamente era feito somente por homens, são as conhecidas como “maridas de aluguel”.
Na próxima quinta feira, dia oito, teremos mais uma data comemorativa, a do dia internacional da mulher. A origem dessa data se deu por causa das mulheres russas que reivindicavam melhores condições de trabalho para as mulheres, numa época em que as mulheres estavam sendo inseridas no mercado para trabalhar nas indústrias e ainda tentar evitar que seu país entrasse na primeira guerra mundial.
Depois de algum tempo, a ONU, no ano de 1975 designou o ano internacional da mulher e criou um dia para relembrar as conquistas sociais das mulheres.
A primeira vez que se celebrou o dia internacional foi em 1909, nos Estados Unidos, em memória as mulheres que protestaram contra as más condições de trabalho em indústrias de vestuário em Nova Iorque, onde muitas morreram queimadas.
Embora mulheres tenham conseguido muitas conquistas, uma coisa que infelizmente ainda existe é o preconceito contra as mulheres, prova disso é o valor diferenciado que algumas empresas pagam para funcionários do sexo feminino ou masculino, pagando mais para homens.
Assim, o dia internacional da mulher existe para lembrar de mulheres que lutaram e continuam lutando por direitos e posições melhores no mercado de trabalho.