Os benefícios dos chás



O chá é uma bebida preparada com ervas, raízes, plantas ou flores, juntamente com água fervente. Trata-se de uma bebida de origem chinesa, e é usada para fins terapêuticos, aromáticos e medicinais.
Cada chá serve para alguma coisa, então abaixo, segue uma lista de alguns chás e seus benefícios.
O chá de camomila é extraído de uma flor, ele auxilia na digestão e tem efeito calmante, por isso muitas pessoas tomam o chá para conseguir dormir melhor, ainda, o chá ajuda combater cólicas, ele é a solução para bebes que sofrem com esse problema.
O chá preto é normalmente ingerido em países ocidentais.
O chá verde não é fermentado, é usado principalmente por pessoas que buscam a perda de peso, já que o mesmo ajuda na eliminação de líquidos e no devido funcionamento do organismo.
O chá feito com alecrim, como o de camomila ajuda a diminuir as cólicas e também contribui para aliviar os gases.
O chá de dente de leão é feito de uma erva, e tem efeito diurético.
O chá de erva cidreira é usado como calmante.
O chá de erva doce alivia irritações ocorridas no estomago. Outro chá que tem a mesma finalidade é o de boldo, o sabor do mesmo é amargo e desagradável, mas muita gente prefere esse chá do que qualquer medicamento, já que o efeito de “limpeza” no estomago é muito rápido.
O chá do fruto da roseira é usado para substituir produtos que contenham vitamina C, esse chá concorre com o suco de laranja em se tratando de quantidade de vitamina C.
O chá de hortelã ajuda a estimular a digestão e ainda tem efeito refrescante. Pela sua refrescância, a folha do hortelã é usada com freqüência na mistura de sucos como abacaxi e carambola por exemplo.
Assim, basta escolher qual sabor de chá mais te agrada e qual a função esperada do chá e preparar um.
As ervas de preparo para chás são encontradas em vários locais, como supermercado por exemplo.
Ainda, para quem gosta de produtos naturais, plantas como hortelã, erva doce e erva cidreira podem ser plantadas em vasos, desse modo o chá pode ser preparado logo após apanhar as ervas.