Festas Juninas


Quando se aproxima o mês de junho uma festa que é muito comum de ser encontrada é a festa junina, que sempre traz muita expectativa e também sempre um grande público. O que mais chama atenção nesta festa é o traje típico e as comidas que na verdade são as mais gostosas, indo desde doces até mesmo os salgados, lembrando muito as comidinhas da vovó.

Esse tipo de festa pode ser encontrada em todos os estados brasileiros, sendo muito comuns em empresas, grupos de amigos, escolas, faculdade, comunidades religiosas, entre outras. A explicação do nome tem duas versões onde a primeira é que as festividades ocorrem no mês de junho, já a outra é que antes era uma festa realizada na Europa por paises católicos, sendo uma homenagem a São João, assim sendo de principio chamada de Joanina. Pelo o que os historiadores dizem essa festa foi trazida para o Brasil pelos portugueses no período colonial.


Porem depois de muitos anos a festa foi mudando ao perfil dos brasileiros, onde mudaram-se as musicas, os trajes, as danças e também as comidas. Sendo que o que a gente conhece hoje em dia é causado por conta da grande mistura cultural que existe no Brasil, onde podemos encontrar a cultura indígena, afro e também os imigrantes europeus. Hoje depois do carnaval eu garanto que essa é a festa mais animada que a nossa cultura possui.

As festas do nordeste são as mais animadas e tradicionais que tem no Brasil, sendo que trazem quadrilhas muito antigas e tradicionais, onde até mesmo o campeonato entre as quadrilhas mais animadas, onde fazem com que as pessoas tenham sempre um bom motivos de se animar e cada ano trazer melhorias nos mais variados quesitos, como roupas, animação, musicas e coreografias.

Então já se prepare, faça o seu traje, que eu tenho a certeza de que ao menos uma festa junina você vai neste ano e que também pode vir a aproveitar muito mais. E se caso não tiver nem uma, se junte com os seus amigos e organize uma festa junina entre vocês que pode ser uma ótima oportunidade de se reunir e se divertir com a sua turma.