Articulações do corpo humano



Como todos nos sabemos para que o nosso corpo possa executar todos os movimentos ele tem um sistema muito grande quem envolve tanto a musculatura como também a parte esquelética do nosso corpo que nada mais é do o nosso conjunto de ossos. Porem para que os ossos possam executar movimento eles necessitam das articulações, que são as principais responsáveis por dar mobilidade para os mais diversos pontos de união de ossos.

Quando vamos fazer um estudo mais aprofundado nas articulações podemos ver que elas possuem varias classificações, sendo que nas primeiras podem ser: sinartrose que não possui movimento, anfiartrose e diartrose que são as que têm movimento. Porem dentro desses três tipos ainda é muito comum de ver que temos outras subclassificações de acordo com o tipo de movimento e local que elas se encontram.

Uma que faz com que a gente tenha um grande movimento são as articulações sinoviais, que são compostas por uma bolsa que fica entres os ossos, assim tendo em sua composição uma bolsa com um liquido que tem o nome de sinovial, que faz com que a região sempre esteja lubrificada e que pode trazer os movimentos mais amplos para o nosso corpo. Entre elas podemos ainda dividir pelo tipo de movimento que a mesma possui, sendo elas.
- Gínglimo: movimento de dobradiça, que permite extensão e flexão;
- Trocóide: onde tem um movimento de rotação de um osso s obre o outro;
- Plana: onde ocorre um movimento para frente e para traz;
- Condilar: uma articulação côncava que tem contato com uma outra convexa que tem uma movimento limitado;
- Selar: esta em locais que existe uma curvatura igual assim permite uma movimento de circundação;
- Esferóide: são 3 eixos e seis movimentos, fazem um movimento de rotação

Depois disso podemos encontrar as articulações fibrosas, que são as que possuem um movimento menor, ou até mesmo um movimento nulo, que geralmente é encontrada nos ossos do crânio, que podem ser classificadas como suturas, dentadas, escamosa, planas, gonfoses que são articulações que estão em cavidades e saliências e também sindesmose que são ligadas por fibras colágenas ou lamina de tecido fibroso. E por fim as articulações cartilagineas que podem ser tanto consideradas sincondrose que são constituídas de cartilagem hialina e que poder ser ossificada com o passar do tempo e também a sínfise que é composta por fibrocartilagem que é encontrada entres as vértebras da coluna.